segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ap2 psicologia

Boa tarde caríssimos colegas,

Não tenho visto alguns de vocês nas tutorias, estou sentindo falta.
 Precisamos estudar para Ap2 de psicologia do dia 12/11.
 Bom, estou cheia de dúvidas, e não posso ir à tutoria dia 08/11 estarei no hospital no Rio com meu esposo. Por esse motivo vou deixar aqui no blog algumas observações e dúvidas e sou muito grata a quem puder me ajudar.

Na questão 2: A partir da leitura dos dois textos que compõem a aula 18, discorra, brevemente, sobre o papel da estrutura biológica humana no processo de aquisição do conhecimento. (Aula 18)
  Sobre a estrutura biológica e a aquisição do conhecimento; ajude-me a entender se minha observação está coerente;

  Nosso desenvolvimento passa por um processo de evolução que nem sempre é linear, e acontece nos campos afetivos, cognitivos, social e motor, ou seja, nosso conhecimento não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos, mas também por meio da cultura, sociedade, nossas práticas e interações. Assim, percebo que a estrutura biológica humana não é o único fator determinante no processo de aquisição do conhecimento, uma vez que os fatores biológicos apenas fornecem possibilidades do desenvolvimento das funções psíquicas superiores e de seu substrato neural, mas isso não ocorre sem a prática do indivíduo e sem sua experiência sensorial e social.


Att,

Claudia


Um comentário:

  1. Bom DIA Márcia,

    complementando sua resposta diria que:

    A estrutura biológica que dá o suporte, base e estrutura para que o processo de aprendizagem ocorra. Esta estrutura (biológica) por si só, não proporciona o aprendizado, é preciso os aspectos psicológicos sociais, como interações entre os indivíduos de um grupo, exemplo: uma criança normal (sem problemas ou lesões neuronais) que vive numa casa onde ninguém conversa com ela(a estimula), tenderá à não conversar também, e tal problema poderá ser confundido com problemas biológicos, mas na verdade, sua estrutura biológica está saudável, o problema são os problemas psicossociais.

    Abração Márcia, fica na paz e boa prova p/ nós.
    DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir