quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Uso das TIC no mundo atual

   Ontem (30/08) tivemos uma aula de Educação a Distância com a professora/tutora Elaine, a base foi um texto sobre as tecnologias da informação e comunicação, elaborado pela coordenadora do curso de Pedagogia UNIRIO.
   Esse texto me fez refletir sobre tal assunto.
   O mundo gira em torno de uma teoria, e a prática nem sempre é condizente com tal realidade, mas por vezes é necessário o recolhimento para haver reflexão e verificar as situações de um plano mais alto,  de onde consigamos perceber com clareza e destreza se estamos indo rumo ao caminho certo.
   O ser humano à vinte, dez anos atrás em sua fase primordial de formação (criança) necessitava de outros seres humanos em suas brincadeiras e tarefas. Hoje, o ser humano passou a ser substituído por máquinas, vídeo games, computadores, smartphones, e mesmo que essa tecnologia seja globalizada e interconectada, você na prática está diante de um equipamento de aço, frio, que funciona através de energia elétrica e indicações dadas por nós, incontestavelmente.
   Essa mudança de mundo me leva a refletir bastante sobre o papel das relações interpessoais. Não possuo estudos científicos para embasar minha tese (ainda), mas consigo perceber que a falta de relações humanas na fase da criança - fase essa onde são construídos valores primordiais e essenciais, como respeito, dignidade, honestidade, caráter e personalidade - podem resultar nessa "frivolidade" que se tornou a nossa juventude.
   Os pais que precisam trabalhar o dia todo dão artifícios tecnológicos para entreter a "meninada", mas acredito que esses artifícios levam a um "auto divertimento", que deve acarretar em sequelas graves para o futuro adulto. O contato humano cada vez mais restrito e escasso desproporciona à criança experiências para o desenvolvimento do respeito ao próximo e o limite ponderável nas relações. Com o celular, o vídeo game ou qualquer outro equipamento tecnológico quando não nos respondem ou travam nós simplesmente os jogamos contra a parede, quebramos, descontamos nossa raiva nesse material, e para ele não há defesa, não se requer o uso de limite ou respeito, perante nós uma matéria inanimada!
   Crianças e adolescentes sem esse "senso" de respeito e limite já sabemos muito bem onde podem chegar, as celas das cadeias já não possuem lugares suficientes para tantos infratores e os reformatórios estão lotados.
   É preciso repensar o mundo capitalista em que vivemos, ir contra é impossível, mas não podemos perder o controle do bem estar social, do equilíbrio e da sensatez humana.
   Ainda há tempo para mudanças, e mesmo que a vida tenha perdido seu valor, com assassinos que matam pelo simples "prazer", acredito que mesmo assim ainda há esperança.
   A educação (a meu ver) é o único caminho para se chegar ao desenvolvimento social e individual, e se conseguir a tão famigerada "sustentabilidade" tão proposta e necessitada pelo planeta.

   O caminho é longo, mas precisamos criar propostas e caminhos para tais mudanças. Acredito que se faz necessário uma Revolução, e as armas serão o respeito, dignidade, honestidade, humildade, caridade, desapego e humanidade.
    Sei que esta batalha não resultará em reembolso financeiro ou reconhecimento (e nem o quero fazer por tais motivos), mas acredito que a maior felicidade e satisfação será vivenciar uma sociedade Limpa e Justa! Onde a igualdade prevalecerá e as oportunidades serão de todos e a educação tomará seu lugar de direito, enfim.

 Abraço,

Att.,

Alex Raoni Fonseca Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário